O desejo fundamental de todo empreendedor é vender, porém para que isso aconteça é preciso cumprir alguns requisitos ainda mais básicos. Talvez o mais importante deles seja a geração de audiência!
Afinal de contas, você vai vender para quem? Pessoas, certo? Logo, antes de cobiçar uma venda é fundamental que você domine o processo de geração de público.
Pensando nisso, procuramos trazer a tona um assunto fundamental na vida de qualquer pessoa que deseja investir e ter sucesso no marketing digital.
Nesse artigo, você aprenderá quais são as principais diferenças entre o tráfego pago e o tráfego orgânico. Mas antes, precisamos te mostrar qual a real importância de ter uma estratégia de geração de tráfego.
Se você está lendo esse conteúdo, provavelmente você já tem um projeto online ou está com vontade de criar um. Certo?
Bom, independente da sua situação é importante ressaltar que provavelmente você já tem milhões de concorrentes tratando sobre o mesmo assunto ou vendendo o mesmo produto que você.
Ter clareza sobre as fontes de tráfego que você está disposto a usar em seu negócio é o primeiro passo para que você consiga arquitetar uma estratégia eficiente. Entende-se como eficiente por, ter retorno positivo sobre o investimento!
Você pode ter o melhor conteúdo, o serviço mais completo e o produto com o melhor preço do mundo, mas se não tiver ninguém para visualizar, tudo isso não vale de nada.
Dito isso, vamos ao ponto essencial que distingue uma estratégia de tráfego orgânico de uma de tráfego pago!
Tráfego orgânico é um termo dado as visitas que chegam ao seu site através dos mecanismos de busca como o Google por exemplo. Ele é chamado de orgânico, pois o usuário chega até você de forma totalmente natural.
A principal característica e vantagem do tráfego orgânico é que ele não possui um custo direto para ser praticado, mas isso não significa que ele seja totalmente gratuito.
Há sim um investimento em estrutura e principalmente de tempo para que o seu projeto cumpra os requisitos necessários e consiga ficar a frente da concorrência para ter mais exposição nos resultados dos buscadores.
Esse tipo de exposição se materializa quando seu site aparece nas primeiras páginas do Google, por exemplo, toda vez que um usuário busca por palavras relacionadas ao seu negócio.
De acordo com uma pesquisa feita pela empresa Moz, aproximadamente 71,33% dos usuários que fazem pesquisas em buscadores como o Google, não vão além da primeira página de resultados.
Isso significa que, se você não tomar medidas para que o seu site apareça na primeira página, então ele será esquecido.
Se você já tem um site que recebe pouco ou nenhum acesso, é provável que você esteja fazendo algo de errado em sua estratégia de tráfego orgânico.
A principal maneira de melhorar os resultados de tráfego orgânico de um site é através da produção de conteúdo relevante e otimizado.
Como o próprio nome já deixa claro, o tráfego pago é uma estratégia de atração de visitantes feita através de mídias que cobrão para veicular anúncio para suas audiências.
As duas principais ferramentas online que permitem fazer isso são:
• Google ADS;
• Facebook ADS.
Ao contrário do tráfego orgânico, essa é uma estratégia capaz de gerar resultados em curto prazo.
Além da qualidade técnica, seus resultados aqui são também proporcionais ao investimento que você está disposto a fazer.
Essa é uma estratégia fundamental, principalmente para quem está começando no marketing digital, pois ela permite que a empresa já inicie sua operação com um processo imediato de captação de clientes.
Essa é uma dúvida muito comum que surge sempre que discutimos esse tema. A resposta é muito simples!
“Nenhuma dessas estratégias é melhor do que a outra, elas são apenas diferentes!”
O ideal, na verdade, é combinar as duas, pois assim você terá maior segurança e previsibilidade sobre seu negócio no curto e no longo prazo.
A medida que sua estratégia de tráfego orgânico for ganhando musculatura ao longo do tempo será possível, se assim preferir, reduzir os gastos com tráfego pago.
E, enquanto isso não ocorre é importante que você mantenha um foco maior em sua estratégia de tráfego pago, pois é ele quem irá acelerar seus resultados no curto prazo.
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